sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Filme : Edward Scissorhands




Edward Scissorhands (br: Edward Mãos-de-Tesoura / pt: Eduardo Mãos de Tesoura) é um filme de 1990, dos gêneros terror e fantasia, dirigido por Tim Burton e com roteiro baseado em história de Caroline Thompson e Tim Burton.

O filme foi produzido pela 20th Century Fox. A música é de Danny Elfman, a direção de fotografia de Stefan Czapsky, o desenho de produção de Bo Welch, a direção de arte de Tom Duffield, o figurino de Colleen Atwood, a edição de Richard Halsey e os efeitos especiais de Dreamstate Effects e Stan Winston Studio.


Sinopse

Edward é um jovem que foi criado por um inventor maluco, já falecido. Antes de morrer, o "pai" de Edward iria presenteá-lo com um par de mãos criadas por ele no natal. Porém, antes que pudesse colocá-las em Edward, ele vem a falecer. Após o falecimento de seu "pai", Edward fica sozinho onde eles viviam, uma mansão enorme e bastante envelhecida. Um certo dia, uma vendedora de cosméticos bate à porta de Edward e o encontra lá, completamente solitário. Ela então resolve o levar para casa, onde Edward tem muita dificuldade em conviver, devido principalmente ao preconceito demonstrado pela vizinhança.

Elenco principal
Johnny Depp .... Edward
Winona Ryder .... Kim
Dianne Wiest .... Peg
Anthony Michael Hall .... Jim
Kathy Baker .... Joyce
Robert Oliveri .... Kevin
Conchata Ferrell .... Helen
Caroline Aaron .... Marge
Vincent Price .... o inventor

Principais prêmios e indicações


Oscar 1991 (EUA)
Recebeu uma indicação, categoria de melhor maquiagem.


Globo de Ouro 1991 (EUA)
Recebeu uma indicação, na categoria de melhor ator - comédia/musical (Johnny Depp).


Prêmio Saturno 1991 (EUA)
Venceu na categoria de melhor filme de fantasia.
Indicado na categoria de melhor atriz (Winona Ryder), melhor ator coadjuvante (Alan Arkin), melhor atriz coadjuvante (Dianne Wiest), melhor figurino e melhor música.


BAFTA 1992 (Reino Unido)
Venceu na categoria de melhor produção de arte.
Indicado nas categorias de melhor figurino, melhor maquiagem e melhores efeitos especiais.


Premios Sant Jordi 1992 (Espanha)
Venceu nas categorias de melhor atriz estrangeira (Winona Ryder) e melhor filme estrangeiro.

Curiosidades
Este é o primeiro de seis filmes em que o ator Johnny Depp e o diretor Tim Burton trabalham juntos; os demais foram Ed Wood (1994), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), A Noiva-Cadáver (2005), Sweeney Todd (2007) e Alice in Wonderland (2010) (2010).
Foi um dos primeiros papéis no cinema de Johnny Depp, que já demonstra sua preferência por personagens estranhos e desajustados.
Este foi o último filme de Vincent Price, que morreu três anos depois; curiosamente, o seu personagem morre na sua última cena.
Tom Cruise e Robert Downey Jr. foram considerados para o papel-título. Michael Jackson também demonstrou sério interesse no papel.
O cantor Michael Jackson, comprou as famosas mãos de tesoura, usadas por Depp no filme, mais tarde elas foram postas a venda para um leilão beneficente realizado por Jackson.
O primeiro papel cinematográfico de Johnny Depp foi no filme A hora do pesadelo. Seu personagem morre retalhado pelas luvas com lâminas de Freddy Krueger, muito semelhantes às mãos-de-tesoura de Edward.
Tim Burton nomeou Edward devido à semelhança com o nome Ed Wood, cineasta cuja biografia ele filmaria em 1994, com Depp no papel principal.
O filme é uma fábula moderna, inspirada em antigas histórias de terror, como Frankenstein, A bela e a fera e O fantasma da ópera, onde as personagens, que como Edward são bondosos e ingênuos, mas a incompreensão e o preconceito levam os personagens à reclusão e a comportamentos anti-sociais, que acabam por reforçar a impressão inicial que sua aparência causa.
É um dos filmes mais reprisados até hoje pela Rede Globo, na Sessão da Tarde.[carece de fontes]
As mãos de tesoura utilizadas por Depp no filme foram a leilão no dia 24 de junho de 2009 e foram arrematadas por US$ 16 mil, os organizadores do leilão esperavam arrecadar apenas US$ 5 mil pelo artefato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário